O colorido amarelo do macho desta escrevedeira é ostentado quando empoleirado durante a Primavera, nas regiões altas do norte do país.
Taxonomia
Ordem: Passeriformes
Família: Emberizidae
Género: Emberiza
Espécie: Emberiza citrinella Linnaeus, 1758
Subespécies: 3
As aves que nidificam em Portugal pertencem à subespécie nominal.
Identificação
O macho desta espécie ostenta uma particular coloração amarela, nomeadamente na cabeça, que o torna bastante conspícua. Já a fêmea apresenta uma coloração mais consentânea com as restantes escrevedeiras, distinguindo-se pelo padrão das faces e pelas pintas amareladas na cabeça e na garganta.
Sons
Para ouvir a vocalização da escrevedeira-amarela, clique na seta abaixo!
Abundância e Calendário
Pouco comum e de distribuição bastante reduzida, trata-se de uma escrevedeira residente podendo ser encontrada durante todo o ano, sobretudo associada a zonas de lameiros e prados de altitude, no extremo norte do país. Embora seja geralmente uma espécie residente, em Portugal a escrevedeira-amarela apenas está presente nas zonas de nidificação durante a época de reprodução, desconhecendo-se para onde se desloca na época fria.
Mapas
Onde Observar
Esta escrevedeira ocorre unicamente nalgumas serras do noroeste do país.
Entre Douro e Minho – Existem algumas observações na serra da Peneda, embora esta espécie seja bastante rara nesta zona. |
Trás-os-Montes – A sua observação encontra-se restringida ao Planalto da Mourela, situado na parte oriental da serra do Gerês, bem como à vizinha região do Barroso, entre Montalegre e Chaves, nomeadamente na serra do Larouco. |
Saber Mais
Documentação
Ficha da escrevedeira-amarela no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (edição 2005)