Na zona serrana que separa os vales do Minho e do Lima, a Paisagem Protegida do Corno de Bico alberga uma mancha muito bem conservada de carvalho-roble. Aqui, e nos habitats circundantes, é possível observar uma interessante variedade de passeriformes.

O carvalhal constitui o principal habitat da zona de Corno de Bico e é um local de ocorrência do pisco-de-peito-ruivo

Visita:

Esta zona pode ser visitada de carro, mas um percurso pedestre permitirá detectar mais espécies.

O ponto ideal para o início da visita situa-se em Chã de Lamas, onde se encontra o Centro de Interpretação (a cargo do município de Paredes de Coura). Junto a este local existem matas de folhosas e resinosas, onde é possível encontrar a estrelinha-real e o chapim-de-poupa, bem como diversas outras espécies mais comuns.

 

Para visitar as melhores zonas de carvalhal, deve prosseguir-se pela N303 em direcção a Paredes de Coura, virando à esquerda quando surgir um sinal com a indicação “paisagem protegida”. A partir daqui o percurso faz-se por uma estrada não asfaltada, que atravessa um carvalhal maduro. Esta é a zona de Corno de Bico, propriamente dita e aqui é possível encontrar várias espécies de passeriformes.
Destacam-se, pela sua abundância, o pisco-de-peito-ruivo, o chapim-carvoeiro e a trepadeira-comum.
Na zona de Vascões, já na periferia do carvalhal, o habitat torna-se mais aberto, havendo clareiras, pequenas parcelas agrícolas e zonas de matos. Entre as espécies mais características e mais fáceis de encontrar neste habitat são de referir: o pombo-torcaz, a poupa, a escrevedeira-de-garganta-preta e a cia. Nas zonas de matos existem boas possibilidades de ver o papa-amoras.

Melhor época: Primavera

Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Paredes de Coura
Onde fica: A cerca de 600 metros de altitude. O acesso é feito pela Estrada Nacional 303, que liga Arcos de Valdevez a Paredes de Coura. Perto do km 26 existe um cruzamento que dá acesso ao lugar de Chã de Lamas, onde se situa o Centro de Interpretação.