O Penedo Durão é enorme rochedo que se ergue sobre a margem direita do rio Douro. No seu topo existe um miradouro que, para além das excelentes vistas que oferece, constitui um local privilegiado de observação de aves.
Grandes aves terrestres:
perdiz, abutre-do-egipto, grifo, falcão-peregrino
Passeriformes:
andorinha-das-rochas, carriça, rabirruivo-preto, melro-azul, toutinegra-carrasqueira, toutinegra-de-cabeça-preta
Visita:
O acesso ao local é pode ser feito por estrada – esta termina num parque de estacionamento, junto ao miradouro. A partir daqui basta descer as escadas que conduzem ao terraço.
A melhor estratégia de observação neste local consiste em prospectar as escarpas e as zonas envolventes.
As grandes aves planadoras são presença habitual neste local, destacando-se o grifo e, na Primavera, o abutre-do-egipto. Também o falcão-peregrino é observado com regularidade neste local.
Entre os passeriformes rupícolas, destacam-se o melro-azul, o rabirruivo-preto e a andorinha-das-rochas. Adicionalmente, os matagais envolventes são frequentados por carriças e diversas toutinegras.
É de referir que o miradouro está voltado para leste, pelo que as condições de iluminação sobre o vale são mais favoráveis à tarde (embora a escarpa esteja iluminada apenas durante a manhã).
Melhor época: Primavera
Distrito: Bragança
Concelho: Freixo de Espada à Cinta
Onde fica: no Parque Natural do Douro Internacional, alguns quilómetros a sul da vila de Freixo de Espada à Cinta. O acesso a Freixo é feito pela N221.