A Paisagem Protegida da Rocha da Pena é um local de interesse geólogico e a partir de onde se abarca uma vista muito ampla. O percurso pedestre assinalado permite observar diversas espécies de aves características do barrocal algarvio.
Grandes aves terrestres:
perdiz, águia-cobreira, pombo-das-rochas, pica-pau-verde
Passeriformes:
cotovia-arbórea, andorinha-dáurica, ferreirinha-alpina, rouxinol-comum, melro-azul, toutinegra-do-mato, toutinegra-de-cabeça-preta, trepadeira-comum, gaio, pintarroxo
Visita:
O acesso à parte superior deste local é feito exclusivamente a pé. Existe um trilho sinalizado que parte da aldeia da Penina e que desenha um percurso circular – este tem uma extensão aproximada de 5 km e demora cerca de duas horas a percorrer.
O percurso, feito no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, começa por percorrer a encosta da arriba, o que permite observar o melro-azul, muitas vezes empoleirado no topo de um rochedo. Também ocorrem alguns pombos-das-rochas de aspecto selvagem.
No planalto superior a vegetação é composta por matagal com algumas árvores. A diversidade de aves é relativamente reduzida. Destaca-se, pela sua abundância, a toutinegra-de-cabeça-preta, mas também aqui ocorre a toutinegra-do-mato. Vale a pena ir perscrutando o céu à procura de rapinas, a águia-cobreira já tem sido observada neste local. No alto das escarpas aparece, no Inverno, a ferreirinha-alpina.
Nas zonas baixas a vegetação adquire maior porte e é possível encontrar espécies de hábitos arborícolas, como o pica-pau-verde e a trepadeira-comum. Junto às zonas habitadas ocorre a andorinha-dáurica.
Melhor época: desconhecida
Distrito: Faro
Concelho: Loulé
Onde fica: A leste de Alte, perto de Salir, uns 10 km a norte de Loulé. Deve tomar-se a N124 que liga Messines e Alte e Salir e Barranco do Velho. Ao chegar a Benafim, vira-se para norte em direcção à aldeia de Penina, prosseguindo depois para o lugar de Rocha, onde tem início o percurso pedestre acima descrito.