Esta espécie pertence à Ordem Psittaciformes.

Esta ave da família dos psitacídeos é nativa do continente americano e foi trazida para Portugal como ave de cativeiro. Alguns indivíduos ocorrem actualmente em liberdade na cidade de Lisboa.

Esta espécie pertence à Categoria E

Taxonomia

Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Thectocercus
Espécie: Thectocercus acuticaudatus (Vieillot, 1818)
Subespécies: 5

Identificação

A plumagem verde e a cabeça azul, juntamente com o anel ocular branco, são as características mais salientes e que são mais úteis na identificação deste psitacídeo. A cauda é bastante longa. Tal como outros membros da sua família, é bastante ruidoso, chamando a atenção pelas suas vocalizações.

Sons

Para ouvir a vocalização do periquitão-de-cabeça-azul, clique na seta abaixo!

Abundância e Calendário

Ocorre exclusivamente na cidade de Lisboa, podendo ser visto isoladamente ou em pequenos bandos de até 4 indivíduos, geralmente em parques e jardins. Embora a sua presença se tenha tornado habitual nos últimos anos, não existe até ao momento qualquer prova de que a espécie se esteja a reproduzir em liberdade. Não ocorre habitualmente no resto do país.

Onde Observar

Em parques e jardins da cidade de Lisboa e, ocasionalmente, da periferia. Entre os locais onde tem sido visto com mais regularidade refiram-se o parque da Quinta das Conchas, o Campo Grande, o Parque Eduardo VII e os jardins da Fundação Gulbenkian.