Apesar da sua distribuição restrita, o picanço-de-dorso-ruivo pode ser surpreendentemente fácil de encontrar se forem visitados os locais certos. Para isso contribui a sua relativa abundância nas zonas onde ocorre e também o facto de, à semelhança dos outros membros da sua família, gostar de pousar em locais bem visíveis.
Veja as datas aqui.
Taxonomia
Ordem: Passeriformes
Família: Laniidae
Género: Lanius
Espécie: Lanius collurio Linnaeus, 1758
A espécie é monotípica.
Identificação
O macho adulto identifica-se facilmente pela cabeça cinzenta com a máscara preta e pelo dorso ruivo. A fêmea é semelhante, mas com cores menos intensas. O juvenil pode ser confundido com o de um picanço-barreteiro, distinguindo-se desta espécie pelos tons mais avermelhados e pela ausência de orlas brancas nas coberturas das asas e nas primárias.
Sons
Para ouvir a vocalização do picanço-de-dorso-ruivo, clique na seta abaixo!
Abundância e Calendário
O picanço-de-dorso-ruivo é um visitante estival que chega bastante tarde ao nosso país – geralmente está presente de meados de Maio até finais de Agosto. Distribui-se unicamente pelas terras altas do norte do país, mas apesar da sua reduzida área de distribuição pode ser localmente comum. Dado que a sua migração se efectua para leste, só muito raramente é observado no centro e no sul do território.
Mapas
Onde Observar
Para poder observar este picanço, é necessário visitar as serras do extremo norte do território.
Entre Douro e Minho – a espécie pode ser vista na serra da Peneda. |
Trás-os-Montes – a melhor zona para observar o picanço-de-dorso-ruivo em Portugal, situa-se na parte oriental da serra do Gerês e na vizinha serra do Larouco. Mais para leste esta ave pode ser encontrada, em menor quantidade, na serra da Coroa, na serra de Montesinho e, por vezes, na serra da Nogueira. |
Beira interior – raro e irregular nesta região, tendo já sido observado na serra de Montemuro e na serra da Estrela. |
Saber Mais
Os picanços são um grupo de aves muito interessante, mas relativamente pouco estudado em Portugal. Se deseja conhecer melhor este grupo de aves, sugerimos que veja a gravação do nosso webinário, no qual falamos mais em detalhe sobre as várias espécies que ocorrem em Portugal, em especial do picanço-de-dorso-ruivo. Partilhamos igualmente o episódio da “Gazeta Ornitológica” dedicado aos picanços, realizado no âmbito do podcast A Viagem do Maçarico.
Documentação
Ficha do picanço-de-dorso-ruivo no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (edição 2005)
Ficha do picanço-de-dorso-ruivo no Plano Sectorial da Rede Natura 2000
Ligações externas
- [Picanços]: Pequenos, fortes e maus