Esta espécie pertence à Ordem Passeriformes.

Este pequeno tordo, apesar de ser bastante comum, nem sempre é fácil de observar. É visto mais frequentemente em voo, quando emite o seu característico chamamento.

 

Taxonomia

Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Género: Turdus
Espécie: Turdus iliacus Linnaeus, 1758
Subespécies: 2

Em Portugal ocorrem ambas as subespécies: a nominal e a T. i. coburni, esta última proveniente da Islândia e das Ilhas Feroé.

Identificação

É o mais pequeno dos tordos que ocorrem em Portugal. Caracteriza-se pela plumagem castanha, pelas partes inferiores riscadas e não sarapintadas, pela lista supraciliar branca e pela contra-asa com tonalidade cor-de-fogo.

Sons

Para ouvir a vocalização do tordo-ruivo, clique na seta abaixo!

Abundância e Calendário

Este tordo é exclusivamente invernante e pode ser observado sobretudo de Outubro a Março. A sua abundância varia muito de ano para ano, podendo a espécie ser muito comum em determinados anos e bastante escassa noutros. Tal como os outros tordos, é abatido em grande número pelos caçadores.

Mapas

Onde Observar

O tordo-ruivo aparece de norte a sul do país, muitas vezes misturado com outras espécies de tordos.

 

Trás-os-Montes – a veiga de Chaves parece ser um bom local para ver este tordo.

 

Litoral centro – a serra de Aire é um bom local para procurar esta espécie.

 

Beira interior – tem sido observado com regularidade na serra da Estrela (Penhas Douradas e Penhas da Saúde), assim como no vale do Coa.

 

Lisboa e vale do Tejo – a serra da Arrábida é um dos melhores locais para observar esta espécie, que também pode ser vista na zona de Cheleiros.

 

Alentejo – a região de Castelo de Vide e os olivais de Moura são dois locais favoráveis à observação deste tordo.

 

Algarve – a ria de Alvor é um dos locais onde a espécie pode ser vista regularmente.

 

Saber Mais

Os tordos podem ser difíceis de identificar, uma vez que as várias espécies são relativamente parecidas. Neste pequeno tutorial passamos em revista os principais critérios de identificação de cada espécie.

 

 

 

Ligações externas