Esta espécie pertence à Ordem Charadriiformes.

A capacidade de encontrar alimento entre as rochas, mesmo nas mais pequenas fendas, é extraordinária.

 

Taxonomia

Ordem: Charadriiformes
Família: Scolopacidae
Género: Arenaria
Espécie: Arenaria interpres (Linnaeus, 1758)
Subespécies: 2

Em Portugal ocorre a subespécie nominal.

Identificação

Limícola pequena, rechonchuda, de patas curtas e alaranjadas, e com um padrão escamado, peito e barriga brancos. Possui um babete preto bastante característico. A sua plumagem na Primavera altera-se, passando a ostentar tonalidades laranja-amareladas no dorso, bastante características.

Abundância e Calendário

Invernante e migradora de passagem, pode no entanto ser encontrada em todos os meses do ano.A rola-do-mar é uma espécie comum no litoral português e é facilmente encontrada em zonas com rochas expostas, onde é localmente comum. Ocorre também nos principais estuários dos rios portugueses, podendo ser vista em salinas ou zonas de vasa.

Mapas

Onde Observar

Os melhores locais para observar a rola do mar são os troços de costa onde as praias são compostas por areia e rocha. Por vezes esta espécie também aparece em portos.

 

Entre Douro e Minho – o estuário do Cávado e o estuário do Minho são dois bons locais para procurar esta espécie, que ocorre também no estuário do Douro.

 

Litoral centro – pode ser vista na barra de Aveiro, no cabo Carvoeiro e no porto de Peniche. Ocasionalmente observa-se na foz do Mondego.

 

Lisboa e vale do Tejo – os troços de costa rochosa, nomeadamente na costa do Estoril e no cabo Raso, são favoráveis à observação da rola-do-mar. Ocasionalmente, esta espécie observa-se na zona ribeirinha de Lisboa e no Parque do Tejo. Na margem sul, os locais mais favoráveis são a Costa de Caparica e o sapal de Corroios.

 

Alentejo – o estuário do Sado e a foz do rio Mira são os dois locais da região onde a presença da rola-do-mar é mais regular. Por vezes também se observa na zona de Sines.

 

Algarve – pode ser vista no porto de Sagres e também nas zonas húmidas costeiras, como o sapal de Castro Marim, a ria de Alvor, o estuário do Arade, a ria Formosa e o Ludo. Ocorre também na zona da Carrapateira.

 

Saber Mais

Na primeira parte desta Conversa sobre Aves acerca da rola-do-mar falamos do estatuto de ameaça da população invernante, que actualmente é “Vulnerável”, e referimos alguns dados conhecidos que suportam este estatuto. Seguidamente abordamos a distribuição e as rotas migratórias. No final, são mencionados alguns aspectos acerca da identificação da espécie e do seu comportamento.