Esta espécie pertence à Ordem Anseriformes.

Este ganso de origem norte-americana foi introduzido na Europa, mas em Portugal a sua ocorrência é excepcional. No entanto, por vezes observam-se indivíduos fugidos de cativeiro.

Esta espécie pertence à Categoria D

Taxonomia

Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Branta
Espécie: Branta canadensis (Linnaeus, 1758)
Subespécies: 7

A espécie foi introduzida na Europa, sendo as aves desta população introduzida pertencentes à subespécie nominal. E, pois, provável que as aves observadas em Portugal pertençam a esta subespécie também.

Identificação

O ganso-do-canadá é relativamente fácil de identificar: pescoço preto, com uma enorme mancha branca na face. Distingue-se do ganso-de-faces-brancas pelo seu maior tamanho, pelo peito claro, pela testa preta e pelo dorso castanho.

Situação em Portugal Continental

As observações desta espécie encontram-se sujeitas a homologação pelo Comité Português de Raridades. Até final de 2021 foram homologadas oito observações deste ganso:

  • 1997, 13-Out a 6-Nov, Dunas de São Jacinto, D Rodrigues e outros (Pardela 11)
  • 1998, 3-Jan, Ponta da Erva, J. Almeida (Pardela 11)
  • 2002/2003, 28-Set a 02-Mar, lagoa dos Salgados, N. Fonseca (Anuário 3)
  • 2006, 18-Nov, lezírias da Ponta da Erva, A. Gonçalves (Anuário 7)
  • 2007, 13-Mar, perto de Abrantes, R. Marcão (Anuário 6)
  • 2014, 26-Jul a 20-Set, marinha Velha, Benavente, 1 ind. por F. Oliveira et al. (Anuário 13)
  • 2016, 29-Dez, estuário do Cávado, Esposende, 1 ind. por A. Novo (Anuário 13)
  • 2021, 19-Mai, paul do Taipal, Montemor-o-Velho, 1 ind. por J. Figueiredo (Anuário 15)

Outras observações:

 

 

Saber Mais

O ganso-do-canadá é uma espécie nativa da América do Norte, que foi introduzida em diversos países europeus. Nesta “conversa sobre aves” mencionamos a história desta introdução e a situação actual tanto na Europa, como nas regiões de origem. Abordamos depois o significado e a etimologia do nome científico. Por fim, falamos do estatuto deste ganso em Portugal e do significado da “categoria D”, à qual pertence esta espécie.

 

 

 

Este ganso é raro em Portugal e alguns dos registos conhecidos para o nosso país poderão resultar de fugas. Pode confundir-se com outras espécies que por cá aparecem no Inverno. No nosso webinário “os gansos invernantes” falamos das várias espécies de gansos que já foram registadas em Portugal, de onde vêm e como se distinguem.