A não perder são as movimentações barulhentas dos bandos desta gralha.
Taxonomia
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Género: Coloeus
Espécie: Coloeus monedula (Linnaeus, 1758)
Subespécies: 4
Em Portugal ocorre a subespécie C. m. spermologus.
Identificação
Relativamente fácil de distinguir dos restantes corvídeos, pois é mais pequena que o corvo e a gralha-preta, e não possui o bico colorido da gralha-de-bico-vermelho. A curta distância, a sua nuca com reflexos cinza são bastante visíveis. As vocalizações produzidas, como um grasnar metálico, são inconfundíveis e são ouvidas a distâncias consideráveis, especialmente quando se agregam em bandos de algumas dezenas de aves, em busca de alimento.
Sons
Para ouvir a vocalização da gralha-de-nuca-cinzenta, clique na seta abaixo!
Abundância e Calendário
Espécie de distribuição localizada, podendo ser relativamente comum junto aos seus locais de cria. Pode ser encontrada a criar em falésias costeiras, arribas fluviais, e zonas históricas de cidades onde encontra muros com cavidades adequadas, alimentando-se sobretudo em zonas agricultadas. Espécie residente no nosso território, e bastante fiel aos seus locais de nidificação.
Mapas
Onde Observar
A gralha-de-nuca-cinzenta ocorre essencialmente em dois tipos de habitat: as zonas rochosas e os centros históricos de algumas cidades.
Trás-os-Montes – o melhor local de observação é o Douro Internacional, especialmente junto a Miranda do Douro. |
Beira interior – ocorre em pequeno número em certas localidades, como Castelo Branco e Guarda, podendo ser observada nos centros destas cidades. |
Alentejo – esta espécie ocorre localmente pelo litoral alentejano, sendo particularmente fácil de observar junto a Porto Covo e no cabo Sardão. No interior da província observa-se nas zonas de Mértola e Moura, no castelo de Mourão, na ponte da Ajuda perto de Elvas, no paredão da barragem do Caia e junto à vila de Alpalhão (Nisa). Ocorre igualmente na cidade de Évora, sendo fácil de observar no centro histórico da cidade. |
Algarve – pode ser observada no litoral rochoso, nomeadamente junto à cidade de Lagos, onde cria nas arribas perto da Ponta da Piedade, e também no cabo de São Vicente e na Carrapateira; esporadicamente aparece na ria de Alvor. |
Saber Mais
A gralha-de-nuca-cinzenta é o tema desta conversa. Abordamos as alterações taxonómicas, a situação em Portugal, incluindo as alterações na sua distribuição, assim como em Espanha e noutros países europeus. Também falamos do habitat, dos movimentos conhecidos, de alguns aspectos comportamentais, da alimentação e da sua presença na cultura humana. No final há ainda tempo para abordar o estatuto de ameaça e a tendência populacional.
Em Portugal ocorrem regularmente quatro espécies de corvídeos negros. A identificação destas aves nem sempre é fácil, uma vez que algumas espécies são bastante parecidas. Se deseja aprender a distinguir o corvo das várias espécies de gralhas, veja a apresentação seguinte!
Documentação
Censo da População Invernante de Gralha-de-nuca-cinzenta, 2021