É um passeriforme de tamanho semelhante ao de uma gralha-preta, da família Corvidae. Encontrada com maior frequência no Norte e Centro da Europa. Conhece-se uma observação em 1980 que não necessitou ser homologada. Embora rara entre nós existem indícios que esta espécie, no passado, já terá sido mais frequente.

 

Taxonomia

Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Género: Corvus
Espécie: Corvus frugilegus Linnaeus, 1758
Subespécies: 2

Identificação

Tamanho semelhante a uma gralha-preta, distinguindo-se desta espécie pelo bico esbranquiçado e pela ausência de penas na base deste. As vocalizações também são um pouco diferentes.

Situação em Portugal Continental

As observações desta espécie encontram-se sujeitas a homologação pelo Comité Português de Raridades desde 1995. Desde essa data não foi homologada qualquer observação. Conhece-se, contudo, uma observação da década de 1980, quando não era necessária homologação:

  • 1987, 9-Dez, Odelouca, G Vowles (Pardela 8)

Esta gralha terá sido mais comum em Portugal no início do século XX, como o atestam os vários exemplares então abatidos e que hoje se conservam no Museu de Coimbra (ver foto embaixo).

 

Embora hoje em dia seja muito rara nonosso país, esta espécie já foi frequente entre nós no passado. No Museu de Coimbra existem várias gralhas-calvas, capturadas em Portugal no início do século XX

 

 

Embora hoje em dia seja muito rara no nosso país, esta espécie já foi frequente entre nós no passado. No Museu de Coimbra existem várias gralhas-calvas, capturadas em Portugal no início do século XX.