Eis o menor dos falcões que podemos encontrar na nossa avifauna, especialista na captura de pequenos passeriformes que persegue em voo baixo e rápido.
Taxonomia
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Falco
Espécie: Falco columbarius Linnaeus, 1758
Subespécies: 9
Em Portugal ocorre a subespécie F. c. aesalon, sendo possível que também aqui cheguem aves da subespécie F. c. subaesalon, de origem islandesa.
Identificação
A maioria dos falcões que ocorre entre nós apresenta um claro dimorfismo sexual, e o esmerilhão não é excepção. Possui a silhueta de um falcão de pequenas dimensões. Enquanto a fêmea e os juvenis são bastante semelhantes, com o peito barrado sobre fundo branco, e dorso acastanhado escuro, o macho apresenta barras pequenas no peito, em fundo alaranjado e dorso cinzento-azulado. Normalmente desloca-se em voos baixos e bastante rápidos, apresentando cauda menos comprida que um peneireiro, asas em bico, sendo a tonalidade geral algo escurecida.
Abundância e Calendário
Trata-se de um invernante raro, que ocorre em baixos números e sobretudo em zonas abertas, do tipo das lezírias, terrenos agrícolas extensos e pastagens amplas. Dada a sua fenologia, os melhores meses de observação decorrem de Novembro a Fevereiro.
Mapas
Onde Observar
Dada a escassez do esmerilhão em Portugal, são poucos os locais onde a espécie aparece com regularidade.
Litoral Centro – observa-se com alguma regularidade na lagoa de Óbidos |
Lisboa e Vale do Tejo – melhor local de observação situa-se sem dúvida nas lezírias da Ponta da Erva; a espécie pode também ser observada na Lezíria Norte e no Vale de Santarém. |
Alentejo – ocorre sobretudo nas planícies de Évora e na região de Castro Verde, tendo já sido também observado junto ao cabo Sardão. |
Saber Mais
Se deseja saber como se distinguem as várias espécies de falcões, sugerimos que veja este pequeno tutorial sobre a identificação dos falcões que ocorrem no nosso país:
Documentação
Ficha do esmerilhão no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (edição 2005)