Esta espécie pertence à Ordem Falconiformes.

Este pequeno falcão, que esteve à beira da extinção em Portugal, é hoje um ícone das planícies do Baixo Alentejo. Pode ser visto a peneirar, enquanto procura os insectos de que se alimenta.

Sabe quando chegam os primeiros peneireiros-das-torres?
Veja as datas aqui.

 

Taxonomia

Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Falco
Espécie: Falco naumanni Fleischer, 1818
A espécie é monotípica.

Identificação

O peneireiro-das-torres é muito parecido com o peneireiro-vulgar. Distingue-se desta espécie pela ausência de pintas pretas na parte superior das asas, pelas coberturas azuladas, pelas rectrizes centrais mais alongadas e pelas unhas brancas.A fêmea é muito parecida com a de peneireiro-vulgar, apresentando porém as unhas brancas.

Sons

Para ouvir a vocalização do peneireiro-das-torres, clique na seta abaixo!

Abundância e Calendário

Embora seja pouco abundante a nível nacional, este pequeno falcão é localmente comum, chegando a formar colónias com algumas dezenas de casais. Nidifica em edifícios arruinados e alimenta-se nos campos agrícolas. O peneireiro-das-torres é um migrador precoce, que chega geralmente em Fevereiro e parte em Julho ou Agosto.

Mapas

Onde Observar

O Baixo Alentejo, em particular a faixa central, é a melhor zona para procurar o peneireiro-das-torres.

 

Lisboa e Vale do Tejo – raro na região; por vezes já tem sido observado em números muito reduzidos na zona do cabo Espichel.

 

Alentejo – pode ser visto com relativa facilidade nas zonas de Mértola, Castro Verde e junto à albufeira do Monte da Rocha. No resto da região é consideravelmente mais escasso, mas também se observa nas zonas de Évora e Elvas.

 

Algarve – raro; durante os períodos de passagem migratória já tem sido observado, esporadicamente, na zona do cabo de São Vicente.

 

SABER MAIS

O peneireiro-das-torres (por vezes também chamado peneireiro-de-dorso-liso ou francelho) esteve há beira da extinção em Portugal. Graças a programas de conservação realizados no Alentejo, as suas populações recuperaram. Em Março de 2023, realizámos um webinário dedicado a esta espécie, no qual a situação no nosso país foi apresentada em detalhe. Pode visualizar a gravação, bastando para isso clicar na seta em baixo:

 

 

 

Sugerimos também este pequeno tutorial sobre a identificação dos falcões que ocorrem no nosso país:

 

 

Documentação

Ficha do peneireiro-das-torres no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (edição 2005)

Ficha do peneireiro-das-torres no Plano Sectorial da Rede Natura 2000

Ligações externas