Este pequeno ilhéu, com uma área de apenas 0,16 ha, encontra-se classificado como ZPE e também como IBA (Important Bird Area), devido à sua importancia como local de nidificação de ardeídeos (garças).

O Leixão da Gaivota, visto a partir da Ponta do Altar. Os pontos brancos entre a vegetação são garças-boieiras e brancas.

Visita:

O ilhéu não é visitável, no entanto pode ser visto em boas condições a partir da Ponta do Altar.

Este local é especialmente interessante durante a Primavera, devido à existência de uma colónia de garças-boieiras e garças-brancas-pequenas – nessa época do ano o topo do ilhéu encontra-se repleto de pontos brancos, que são as garças nos seus ninhos. Um telescópio será útil para observar estas aves. Em termos de luz solar, a hora mais favorável é ao final da tarde.

A gaivota-argêntea também está presente no local durante todo o ano.
Adicionalmente, no Outono e no Inverno pode ver-se o corvo-marinho-de-faces-brancas, que usa este ilhéu como local de repouso.

No que diz respeito a aves terrestres, merece destaque o pombo-das-rochas (na sua variante selvagem): esta espécie ocorre no ilhéu e também no enorme algar que existe na Ponta do Altar, podendo ser vista a entrar nas cavidades rochosas, onde deverá nidificar. Também o peneireiro-vulgar pode ser visto regularmente no local. Durante a Primavera, este local é frequentado por bandos de andorinhões-pálidos e andorinhões-reais, que deverão nidificar nas cavidades das zonas rochosas. Entre os passeriformes que ocorrem na área são de referir o estorninho-preto e a toutinegra-de-cabeça-preta (esta última frequenta as zonas arbustivas da Ponta do Altar).

Melhor época: Primavera

Distrito: Faro
Concelho: Lagoa
Onde fica: na costa algarvia, cerca de 2 km a sueste de Portimão. A melhor forma de chegar a este local consiste em sair da estrada N125 no nó de Ferragudo (entre Portimão e Lagoa). Atravessar Ferragudo e seguir as indicações para “praias” e depois para a “praia dos Caneiros”. Um pouco antes de chegar a esta praia, virar à direita na direcção do farol da Ponta do Altar, junto ao qual existe um pequeno parque de estacionamento.