Esta espécie pertence à Ordem Charadriiformes.

O maçarico-de-bico-fino nidificava na Sibéria ocidental e invernava regularmente em Marrocos. No passado, a espécie terá sido relativamente comum, mas os seus números diminuíram rapidamente ao longo dos últimos cem anos e, desde a década de 1990, a espécie deixou de ser avistada. Em Outubro de 2025, a IUCN atribuiu formalmente a esta espécie a categoria de Extinta (notícia completa aqui).

Taxonomia

Ordem: Charadriiformes
Família: Scolopacidae
Género: Numenius
Espécie: Numenius tenuirostris Vieillot, 1817
A espécie é monotípica.

Identificação

Do mesmo tamanho de um maçarico-galego, ao qual se assemelha. Distingue-se pelo bico mais fino, pela ausência de listas pretas na coroa e, acima de tudo, pelas marcas em forma de gota na parte inferior do peito e nos flancos.

Situação em Portugal Continental

Em Portugal conhece-se um registo referente a uma ave que terá sido colhida algures no Ribatejo em meados do século XIX. Esta ave encontrava-se conservada no Museu de Nacional de Lisboa, tendo desaparecido com o incêndio que se registou nesse local em 1978.

 

Saber Mais

Partilhamos a gravação de um episódio do podcast “A viagem do maçarico”, no qual apresentamos a história recente desta espécie e fazemos um resumo do conhecimento actual.

 


Se desejar saber mais acerca do maçarico-de-bico-fino e das outras espécies de “grandes maçaricos” (géneros Limosa e Numenius) sugerimos que veja a gravação do webinário que fizemos sobre este tema em Fevereiro de 2023. Para o efeito, basta clicar na seta abaixo: