Esta espécie pertence à Ordem Psittaciformes.

Embora não nidifique em Portugal, este psitacídeo é muito frequente em cativeiro.Esta página foi criada unicamente para servir de apoio à identificação desta espécie,uma vez que são relativamente frequentes as observações de aves em liberdade.

Taxonomia

Ordem: Psittaciformes
Família: Cacatuidae
Género: Nymphicus
Espécie: Nymphicus hollandicus (Kerr, 1792)
A espécie é monotípica.

Identificação

De tamanho médio, a plumagem é variável. Na sua variante mais comum, o corpo é cinzento, sendo as asas cinzentas com grandes manchas brancas. A face é amarelada e tem uma mancha laranja bem visível um pouco abaixo do olho e ainda um penacho na cabeça. Existem contudo outras variantes, algumas das quais têm o corpo e as asas totalmente brancas, mas muitas dessas aves continuam a apresentar o padrão amarelo e laranja na face.

Abundância e Calendário

Não se conhece qualquer população auto-sustentável de caturras em Portugal, no entanto esta espécie é observada com alguma frequência em liberdade. A maioria das observações diz respeito a indivíduos isolados, certamente fugidos de cativeiro.

Onde Observar

Devido à inexistência de qualquer núcleo estável, não é possível indicar locais onde a ocorrência desta espécie seja regular. Os avistamentos conhecidos foram efectuados principalmente na metade ocidental do território continental, desde o Minho ao Algarve.