Esta espécie pertence à Ordem Passeriformes.

Esta minúscula ave, mais difícil de localizar que de identificar visualmente, constitui um desafio para qualquer ornitólogo. Já no caso dos Açores, onde a espécie é mais numerosa, a sua observação é consideravelmente mais fácil.

 

Taxonomia

Ordem: Passeriformes
Família: Regulidae
Género: Regulus
Espécie: Regulus regulus (Linnaeus, 1758)
Subespécies: 14

Em Portugal Continental ocorre a subespécie nominal. Nos Açores há três subespécies: R. r. azoricus em São Miguel, R. r. sanctaemariae em Santa Maria e R. r. inermis nas restantes ilhas do arquipélago.

Identificação

Trata-se de um insectívoro de muito pequenas dimensões, com a plumagem esverdeada e a coroa amarelada. Apenas se pode confundir com a estrelinha-de-cabeça-listada, da qual se distingue em todas as plumagens pela ausência de lista supraciliar branca, apresentando em vez disso um anel pálido em redor do olho.

Sons

Para ouvir a vocalização da estrelinha-de-poupa, clique na seta abaixo!

Abundância e Calendário

Escassa e discreta durante o Inverno, a estrelinha-de-poupa passa certamente despercebida, em parte pelo facto de as suas vocalizações serem muito semelhantes às da estrelinha-de-cabeça-listada. A espécie ocorre em Portugal  como invernante, havendo registos pelo menos de Novembro a Março, e parece ser mais frequente na metade norte do território. Tal como a sua congénere, frequenta habitats florestais, principalmente de resinosas.

Mapas

Onde Observar

Considerando a relativa raridade desta espécie e o facto de não se conhecerem locais de ocorrência regular, indicam-se alguns dos locais onde a espécie já foi detectada. No entanto, em anos de influxo pode surgir em muitos locais de norte a sul do país.

 

Entre Douro e Minho – conhecem-se alguns registos na serra da Peneda, onde a sua invernada poderá ser regular.

 

Trás-os-Montes – a serra do Gerês, onde a espécie já foi observada em diversas ocasiões, deverá ser um dos melhores locais do país para procurar esta estrelinha, que também já foi observada na serra da Nogueira.

 

Beira interior – a espécie é regular na serra da Estrela, sendo este talvez o melhor local para ver a espécie na região.

 

Algarve – a anilhagem de alguns indivíduos na ria de Alvor mostra que a estrelinha-de-poupa ocorre no Algarve, mas é certamente bastante rara.

 

Documentação

Ficha da estrelinha-de-poupa no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (edição 2005)

Ligações externas