Um pouco a norte de Évora, a barragem do Divor situa-se numa zona com grande potencial para a observação de aves. Contudo, esta zona permanece mal explorada, pelo que a comunidade ornitológica da área ainda é mal conhecida. A informação aqui apresentada deve pois ser encarada como provisória.
Aves aquáticas:
mergulhão-de-crista, garça-real, galinha-d’água, galeirão, pernilongo, maçarico-das-rochas
Grandes aves terrestres:
milhafre-preto, tartaranhão-caçador, abelharuco
Passeriformes:
andorinha-das-barreiras, gralha-preta, escrevedeira-de-garganta-preta
Visita:
O principal ponto de observação é o paredão da barragem, que permite observar o plano de água. Sendo esta uma barragem bastante visitada por desportistas e pescadores, a perturbação pode ser elevada, pelo que nem sempre o número de aves presentes é elevado. Aqui observam-se a garça-real e o milhafre-preto, enquanto que as margens da albufeira são frequentadas pelo maçarico-das-rochas. Nas zonas envolventes existem algumas árvores onde se observa a escrevedeira-de-garganta-preta.
A pequena ETAR da Igrejinha, situada à saída desta localidade quando se sai na direcção de Vimieiro, merece uma paragem. Aqui ocorre habitualmente a galinha-d’água, tendo-se também já observado o pernilongo e a andorinha-das-barreiras. Os terrenos circundantes são frequentados pelo tartaranhão-caçador.
Melhor época: a informação disponível não permite indicar a melhor época
Distrito: Évora
Concelho: Arraiolos
Onde fica: no Alentejo, cerca de 20 km a norte de Évora. O acesso é feito usando a rede de estradas municipais que liga Évora a Arraiolos e Vimieiro.