Na zona de Picote observam-se algumas das arribas mais espectaculares do troço internacional do rio Douro. Esta é também uma zona de excelência para a observação das grandes aves planadoras.
Grandes aves terrestres:
cegonha-preta, milhafre-preto, águia-cobreira, abutre-do-egipto, grifo, andorinhão-real
Passeriformes:
andorinha-dáurica, trepadeira-comum, gralha-de-bico-vermelho
Visita:
Até há poucos anos, o local preferido pelos visitantes era a barragem do Picote, de onde se obtêm vistas espectaculares sobre a garganta do rio Douro. Junto à pequena localidade de Barrocal do Douro existem algumas plantações de coníferas, que são frequentadas pela trepadeira-comum, bem como por diversas espécies mais comuns, como o verdilhão e a rola-turca. Devido à proximidade com o vale, não é raro ver aqui aves de rapina a sobrevoar, como a águia-cobreira.
Um outro local que merece uma visita é o miradouro da Fraga do Puio, que fica junto à aldeia de Picote. Para lá chegar deve seguir-se de carro até ao centro da aldeia, prosseguindo depois a pé durante cerca de 300 metros. Aqui obtém-se uma vista sobre um meandro do rio Douro. Neste local, onde vale a pena permanecer pelo menos meia hora, observam-se regularmente as principais especialidades desta região, como o abutre-do-egipto, a cegonha-preta, a gralha-de-bico-vermelho e o andorinhão-real, para além do ubíquo grifo.
Melhor época: Primavera
Distrito: Bragança
Concelho: Miranda do Douro
Onde fica: no Parque Natural do Douro Internacional, cerca de 20 km a sul da cidade de Miranda do Douro. O acesso é feito pela EN 221 a partir de Miranda ou de Mogadouro.