Esta espécie pertence à Ordem Charadriiformes.

Pouco comum e tímido, o perna-vermelha-escuro escapa frequentemente à detecção dos observadores, a não ser quando enverga a sua inconfundível plumagem nupcial.

 

Taxonomia

Ordem: Charadriiformes
Família: Scolopacidae
Género: Tringa
Espécie: Tringa erythropus (Pallas, 1764)
A espécie é monotípica.

Identificação

Ligeiramente maior que o perna-vermelha-comum, ao qual se assemelha superficialmente; distingue-se sobretudo pelo bico mais fino e mais longo, pela ausência de barra alar, pela “lança” branca no dorso (visível em voo) e, na passagem pré-nupcial, pela coloração totalmente preta da plumagem. O bico e as patas são vermelhos.

Sons

Para ouvir a vocalização do perna-vermelha-escuro, clique na seta abaixo!

Abundância e Calendário

Tal como diversas outras limícolas oriundas do norte da Europa, o perna-vermelha-escuro ocorre em Portugal sobretudo durante os períodos de passagem migratória, pois as suas áreas de invernada situam-se em África. Assim, os períodos principais de detecção dão-se nos meses de Abril e Maio e de Agosto a Outubro, ocorrendo em números muito reduzidos durante o período de Inverno (Novembro a Março). Surge invariavelmente associado a zonas húmidas e ocorre quase unicamente junto à costa, sendo muito raro no interior. De uma forma geral são vistos indivíduos isolados ou pequenos bandos, só raramente se observando concentrações de mais de 10 indivíduos.

Mapas

Onde Observar

É nas zonas húmidas costeiras da metade sul do país que esta espécie pode ser observada com mais regularidade.

 

Lisboa e Vale do Tejo – ocorre regularmente no estuário do Tejo, particularmente nas lezírias da Ponta da Erva.

 

Alentejo – o estuário do Sado é o melhor local da região para ver o perna-vermelha-escuro; outros locais onde pode ser observado em pequenos números são a lagoa de Santo André e a lagoa dos Patos.

 

Algarve – é frequente na ria Formosa, onde inverna, e no sapal de Castro Marim, havendo também bastantes registos na ria de Alvor.

 

Documentação

Ficha do perna-vermelha-escuro no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (edição 2005)