Esta espécie pertence à Ordem Passeriformes.

Este passeriforme de origem africana tem sido observado com regularidade nalgumas regiões do país e poderá estar em vias de estabelecer populações auto-sustentáveis.

Esta espécie pertence à Categoria C

Taxonomia

Ordem: Passeriformes
Família: Viduidae
Género: Vidua
Espécie: Vidua macroura (Pallas, 1764)
A espécie é monotípica.

Identificação

Os machos são inconfundíveis: plumagem preta e branca, bico vermelho e cauda preta muito longa. As fêmeas são castanhas, com a cabeça riscada e o bico vermelho.

Abundância e Calendário

Tal como acontece com outras exóticas não autóctones, esta espécie pode ser vista durante todo o ano. De uma forma geral é pouco abundante, sendo a região de Aveiro aquela onde a sua presença tem sido registada com mais frequência.

Mapas

Onde Observar

A região de Aveiro é a única onde a espécie tem sido observada com regularidade, havendo numerosos avistamentos ao longo de uma faixa que se estende desde Estarreja (incluindo a área de Salreu) para sul até à zona de Mira. No resto do país a espécie é muito menos frequente e o seu aparecimento parece ser esporádico, havendo contudo bastantes registos no Ribatejo, particularmente na região de Torres Novas.

 

Saber Mais

A viúva-bico-de-lacre tem hábitos parasitas e a sua principal vítima é o bico-de-lacre Estrilda astrild. Seguidamente apresentamos a gravação do webinário acerca desta espécie, que foi efectuado em Maio de 2022, no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras.