A pouco mais de meia hora de Lisboa, o Parque Natural da Arrábida oferece excelentes oportunidades de contacto com a natureza. O parque estende-se actualmente desde a zona do Outão (perto de Setúbal) até ao Cabo Espichel. A parte central do parque, chamada Serra da Arrábida, é uma zona de grande beleza, que culmina a 500 metros no pico do Formosinho e desce abruptamente sobre o mar.

Encosta norte da Arrábida, na zona de Casais da Serra

Visita:

O melhor acesso à serra é feito a partir de Vila Nogueira de Azeitão seguindo pela N379 até Aldeia de Irmãos e depois pequenas paragens ao longo da estrada, para procurar aves terrestres, como o pombo-torcaz, a rola-brava, a estrelinha-de-cabeça-listada e o bico-grossudo.

A zona de Casais da Serra, situada na zona de transição serra, é um excelente local para observação de passeriformes, com destaque para o bico-grossudo, que aqui é razoavelmente comum. Também aqui ocorrem a pega-azul, o abelharuco, o rouxinol-comum e a felosa-ibérica. A partir de Casais da Serra para a direita segue uma larga estrada de terra em direcção a Santana, que nos leva até à zona do Calhariz. Aqui os matagais dão lugar a alguns campos agrícolas e é possível observar a cotovia-de-poupa, a andorinha-dáurica e o trigueirão, bem como outros passeriformes de terrenos mais abertos.

Voltando a Casais da Serra e prosseguindo serra acima, surge à direita o planalto das Terras do Risco, vendo-se por trás a Serra do Risco, que cai abruptamente sobre o mar. Este é um excelente local para observação de águia-de-bonelli e também de andorinhão-real. No cruzamento seguinte, há que virar à direita em direcção ao Portinho da Arrábida. A partir deste ponto, convém observar as encostas da serra com atenção, pois o falcão-peregrino é uma presença habitual na área. A estrada atravessa então a Mata do Solitário. O acesso de pessoas à mata é interdito e as observações têm de ser feitas a partir da estrada, mas é possível ouvir habitualmente os cantos do pisco-de-peito-ruivo e da felosa-ibérica. Por fim, após mais um cruzamento à direita, chega-se ao Portinho da Arrábida. No meio da pequena baía do Portinho, salta à vista um enorme rochedo chamado Pedra da Anixa serve de pouso a corvos-marinhos-de-faces-brancas. A pequena praia do Portinho não tem geralmente muitas aves, a não ser as residentes gaivotas-argênteas, mas no Inverno podem por vezes ver-se alguns guinchos e, nos rochedos junto ao parque de estacionamento, o maçarico-das-rochas. O andorinhão-pálido nidifica nas imediações e é frequente na zona durante a Primavera e o Verão, pelo que vale a pena inspeccionar todos os bandos de andorinhões.

Continuando pela N379-1 para leste e passando zona de Galapos, chega-se por fim à praia da Figueirinha. Aqui a atenção deve voltar-se para as rochas escarpadas sobre a praia, que são frequentadas pelo rabirruivo-preto e pelo melro-azul. Este é também um bom local para procurar o falcão-peregrino.

Melhor época: todo o ano; evitar os fins-de-semana de Verão, devido à grande afluência de visitantes que se dirigem às praias

Distrito: Setúbal
Concelhos: Palmela, Sesimbra e Setúbal
Onde fica: na chamada Península de Setúbal, imediatamente a oeste da cidade de Setúbal e a cerca de 30 km para sul de Lisboa. Saindo da capital o acesso é feito pela A2 até ao nó do Fogueteiro (km 15), seguindo depois pela estrada nacional 10 até Vila Nogueira de Azeitão. A partir daqui toma-se a N379 e depois a N379-1 em direcção ao Portinho da Arrábida. Para quem venha de Setúbal, pode optar por entrar na Serra pela zona do Outão seguindo depois pela N379-1.