A maior barragem do distrito de Portalegre é também um dos melhores locais da metade interior do país para a observação de aves aquáticas.

Aspecto do lado ocidental da albufeira, a partir da estrada que sai de Santa Eulália

Visita:

O paredão da barragem é um bom local para obter uma primeira perspectiva da albufeira. É possível observar aqui o corvo-marinho-de-faces-brancas. Na extremidade norte do paredão, existe uma pequena estrada que desce e conduz à base do mesmo. A partir daqui é possível observar as duas grandes aberturas, que são utilizadas como refúgio por alguns bandos de gralhas-de-nuca-cinzenta. A andorinha-das-rochas alimenta-se frequentemente ao longo do paredão. A jusante, ao longo do rio Caia existem manchas de caniço, onde se pode ver o rouxinol-bravo e o bico-de-lacre. Os campos envolventes são frequentados pela fuinha-dos-juncos.

 

Voltando ao topo do paredão e saindo para sul, segue-se pela estrada nacional 243, que inflecte para oeste. Cerca de 4 km mais adiante pode ver-se, do lado direito, uma impressionante colónia de cegonhas-brancas, composta por mais de 50 ninhos.

Ao fim de mais alguns km chega-se a Santa Eulália, que constitui a melhor base para explorar a parte ocidental da barragem. Para o efeito, sugere-se a pequena estrada municipal (com troços não asfaltados) que ruma para leste e que ao fim de 4 km desemboca na albufeira. Este é um bom local para observar diversas espécies de aves aquáticas, nomeadamente o mergulhão-de-crista, a frisada, o pato-real, o pato-trombeteiro e o galeirão-comum. Durante a época de nidificação esta zona é frequentada por milhafres-pretos, pernilongos, gaivinas-de-bico-preto e andorinhas-do-mar-anãs. Nos terrenos envolventes é possível observar o abelharuco e o chasco-ruivo.

Melhor época: todo o ano

Distrito: Portalegre
Concelho: Arronches, Campo Maior e Elvas
Onde fica: no Alto Alentejo, cerca de 40 km a sueste de Portalegre e 20 km a nordeste de Elvas. O paredão fica cerca de 6 km a oeste de Campo Maior, seguindo pela N243. O ponto central para exploração da parte ocidental é a localidade de Santa Eulália, que é atingida a partir de Portalegre pela N246 ou a partir de Elvas pela N243.