O rio Erges é um afluente da margem direita do rio Tejo e constitui a linha de fronteira entre as Termas de Monfortinho e o chamado Tejo Internacional. A aldeia fronteiriça de Segura, situada junto ao Erges, é um dos melhores e mais acessíveis locais da Beira Baixa para observar aves rupícolas.

Junto a Segura, o rio Erges forma um vale rochoso onde nidificam alguns casais de grifos

Visita:

Para quem venha pela N355, a aldeia de Segura é o primeiro ponto de paragem ao longo da estrada. Aqui não ocorrem muitas aves, mas ouve-se habitualmente o canto da rola-turca e podem ver-se algumas andorinhas. No entanto, vale a pena ir observando o céu, pois esta zona é frequentemente sobrevoada por grifos e por outras aves de rapina.
Um pouco mais abaixo, logo após a aldeia, a estrada começa a descer em direcção à fronteira. Do lado esquerdo abre-se o vale escarpado do Rio Erges. Este vale merece uma observação cuidada. Junto à ponte podem ver-se a andorinha-dáurica e a andorinha-das-rochas. Uma pequena estrada à esquerda permite percorrer a encosta ao longo do vale e observar de perto os grifos, bem como algumas espécies de passeriformes, como o picanço-barreteiro e a pega-azul.
Continuando pela estrada nacional abaixo, chega-se finalmente à ponte
internacional. Aqui vale a pena fazer uma nova paragem para observação. Os milhafres-pretos sobrevoam frequentemente a zona. O abutre-do-egipto e a cegonha-preta são vistos com regularidade neste local. No que se refere a passeriformes, as andorinhas-das-rochas são frequentes no vale, junto à ponte.
Junto ao velho posto de fronteira do lado português há uns grandes eucaliptos onde habitualmente ocorrem o pardal-espanhol e o estorninho-preto. No início do séc. XXI foi aqui observado o raro chasco-preto, mas não tem havido observações em anos recentes, pelo que e provável que a espécie tenha deixado de ocorrer neste local

Melhor época: Primavera

Distrito: Castelo Branco
Concelho: idanha-a-Nova
Onde fica: no extremo sueste da Beira Baixa, junto à fronteira espanhola. O acesso a partir de Castelo Branco é feito seguindo pela N240 passando por Ladoeiro e Zebreira, virando depois à direita pela N355 em direcção a Segura.