Esta espécie pertence à Ordem Procellariiformes.

O contraste preto e branco desta pardela e os arcos que efectua, são uma visão assombrosa reveladora da sua capacidade de voo.

 

Taxonomia

Ordem: Procellariiformes
Família: Procellariidae
Género: Puffinus
Espécie: Puffinus puffinus (Brünnich, 1764)
Subespécies: 2

Identificação

Bastante semelhante à pardela das Baleares, apresenta um distinto padrão preto nas partes superiores, e branco nas partes inferiores, sendo bem demarcada a transição de uma tonalidade para a outra (ao contrário da pardela das Baleares). Outras características unem esta ave às restantes pardelas: a posição das asas, como duas tábuas arredondadas nas pontas, e cabeça projectada e bico fino, bem como os batimentos rápidos quando em ausência de vento, e os arcos pronunciados em situações de vento forte.Menos rechonchuda que esta, e de menor dimensão, embora muito ligeira, raramente se associa em bandos de grandes dimensões, sendo mais frequentemente observada isoladamente, ou em grupos de algumas unidades.

Abundância e Calendário

A pardela-sombria é rara em águas continentais portuguesas. A sua detecção é dificultada pela semelhança com a congénere pardela das Baleares. É mais  frequente durante o pico de passagem migratória, entre finais de Agosto e finais de Outubro, quando podem ser observado um fluxo apreciável de aves em direcção ao sul. No resto do ano é uma espécie escassa.

Mapas

Onde Observar

Trata-se de uma ave marinha que ocorre com alguma regularidade ao longo da costa ocidental portuguesa, podendo por vezes aproximar-se o suficiente do litoral para permitir avistamentos.

 

Litoral centro – é regularmente avistada em passagem pelo cabo Carvoeiro, assim como na travessia PenicheBerlengas, embora habitualmente em números reduzidos.

 

Lisboa e Vale do Tejo – durante as passagens outonais, pode ser vista frente ao cabo Raso e ao cabo Espichel.

 

Algarve – regularmente avistada em passagem pelo cabo de São Vicente, pode também ser registada a presença ao largo da ponta da Atalaia-Aljezur.

 

Documentação

Ficha da pardela-sombria no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (edição 2005)

Atlas das Aves Marinhas – Puffinus puffinus

Ligações externas