A cerca de 7 quilómetros de Loures, o Cabeço de Montachique constitui um local agradável para passear a pé e observar a natureza. Sendo um local interdito ao tráfego automóvel, oferece condições de segurança e tranquilidade para observar aves. As aves florestais são as mais comuns no parque, mas nas imediações existem diversas espécies de zonas agrícolas.
Grandes aves terrestres:
bútio-comum, pombo-torcaz, pica-pau-verde, pica-pau-malhado
Passeriformes:
andorinha-dáurica, carriça, ferreirinha-comum, pisco-de-peito-ruivo, cartaxo-comum, fuinha-dos-juncos, toutinegra-de-barrete, estrelinha-de-cabeça-listada, chapim-rabilongo, chapim-carvoeiro, trepadeira-azul, trepadeira-comum, gaio, trigueirão
Visita:
O melhor local para efectuar percursos pedestres é o Parque Municipal do Cabeço de Montachique. Este parque, totalmente vedado, ocupa vários hectares e é um local tranquilo – a circulação de veículos não é autorizada, mas há um parque de estacionamento gratuito à entrada.
Existe uma vasta rede de caminhos, que permite percorrer a área e observar aves que aqui ocorrem. Entre toutinegra-de-barrete, o chapim-real, o chapim-carvoeiro, a trepadeira-comum, o gaio, o chamariz e o verdilhão. Com sorte poderá ouvir-se o canto da pequena estrelinha-de-cabeça-listada. Entre as aves de maior porte são de referir: o bútio-comum, que aparece com frequência a sobrevoar a mata; o pica-pau-verde e o pica-pau-malhado, difíceis de ver mas cuja presença é denunciada pelos seus chamamentos característicos; e o pombo-torcaz, que pode ser visto a voar entre as copas das árvores.
Voltando à N374 e atravessando-a para o lado poente, encontramos uma estreita estrada asfaltada que conduz até à maior elevação do concelho de Loures – trata-se do Cabeço de Montachique propriamente dito, que se ergue a 409 metros de altitude. A vista que daqui se alcança é vastíssima – vê-se a serra da Arrábida a sul e a serra de Montejunto a norte, o estuário do Tejo a leste. Aqui os terrenos são abertos e é possível encontrar algumas aves características de zonas descobertas, com destaque para o trigueirão (sendo este um dos locais mais próximos de Lisboa para observar a espécie), o cartaxo e o pintassilgo. Ocasionalmente observa-se a andorinha-dáurica.
Melhor época: todo o ano; convém ter em conta que este local é muito procurado ao fim-de-semana.
Distrito: Lisboa
Concelho: Loures
Onde fica: cerca de 15 km a norte de Lisboa e 7 km a norte de Loures. O acesso é feito pela auto-estrada A8 até ao nó de Loures (km 7); saindo na direcção Loures, passa-se a bomba da BP e prossegue-se até à rotunda do “Pingo Doce”, onde existe um sinal castanho para a direita com a indicação “Cabeço de Montachique”. Prossegue-se por esta estrada (N 374) durante cerca de 7 km ate chegar a Tocadelos, onde se deve virar à direita em direcção ao Parque Municipal.