Com os seus 1486 metros de altitude, a serra de Montesinho é a quarta serra mais alta de Portugal. É um local de excelência para a observação de aves, com destaque para as comunidades de passeriformes que aqui são especialmente abundantes e variadas. A subida até à Lama Grande é um circuito a não perder.

A barragem de Serra Serrada situa-se a mais de 1200 metros de altitude, numa zona coberta por rochas e matagais

Visita:

A serra de Montesinho é bastante vasta e o itinerário aqui proposto não compreende a totalidade da área.
Cerca de 4 quiómetros depois de França, uma estrada municipal sobe a para oeste em direcção à aldeia de Montesinho. Um pouco antes da aldeia, um estradão de terra para a direita com a indicação Lama Grande permite aceder à parte mais elevada da serra. O percurso que se segue tem cerca de 10 quilómetros e pode ser feito por viaturas ligeiras, mas poderá não ser transitável em certas épocas do ano.
Ao fim de cinco quilómetros chega-se à barragem de Serra Serrada, situada a mais de 1200 metros de altitude. Neste local pode ver-se a alvéola-branca, a andorinha-das-rochas e, ocasionalmente, a garça-real e o maçarico-das-rochas. Percorridos mais cinco quilómetros, chega-se por fim à Lama Grande. Neste local, situado a mais de 1400 metros de altitude, apenas existem algumas árvores plantadas ao longo do caminho, sendo o resto da paisagem dominado por vegetação de porte arbustivo e grande rochedos. A petinha-das-árvores é frequente neste local e pode ouvir-se a cantar com frequência durante o mês de Junho. Também a petinha-ribeirinha, que tem neste local o seu único casal nidificante em território português, pode ser observada durante a Primavera. Nas imediações observa-se o picanço-de-dorso-ruivo, bem como diversas outras espécies mais comuns.

Melhor época: Abril a Julho

Distrito: Bragança
Concelho: Bragança
Onde fica: no extremo nordeste de Trás-os-Montes, formando a metade oriental do Parque Natural de Montesinho. O acesso é feito a partir de Bragança, seguindo-se pela N103-7, que faz a ligação a Espanha (Puebla de Sanabria) através de Portelo. A seguir à aldeia de França pode virar-se para a aldeia de Montesinho.