Esta pequena lagoa, pouco conhecida, situa-se em plena Mata do Pedrógão, uma vasta mancha florestal situada entre Leiria e a Figueira da Foz e que pertence ao pinhal de Leiria. A lagoa tem cerca de 500 metros de extensão e encontra-se envolta pelo pinhal. Embora aqui ocorram habitualmente alguns patos e galeirões, o local é pouco visitado por observadores de aves e por isso a informação existente é muito escassa.
Visita:
O local deve ser visitado a pé. A melhor opção para observar a lagoa consiste em usar a passadeira de madeira que percorre toda a margem ocidental, o que permite obter boas perspectivas sobre o plano de água (sobretudo à tarde, quando o sol está a oeste). Um telescópio poderá ser útil, uma vez que as aves aquáticas se refugiam muitas vezes na margem oposta.
Os caniços existentes ao longo da margem são, por vezes, frequentados por pequenos bandos de bicos-de-lacre.
Os pinhais envolventes albergam diversos passeriformes, nomeadamente estrelinha-de-cabeça-listada, trepadeira-comum e escrevedeira-de-garganta-preta.
Melhor época: sem informação
Distrito: Leiria
Concelho: Leiria
Onde fica: cerca de 20 km a noroeste de Leiria; o melhor acesso a partir de Lisboa consiste em tomar a A8 até à Marinha Grande seguindo depois pela A17; para quem venha de norte, o acesso faz-se também pela A17; deve sair-se em Monte Redondo (km 10), seguindo depois para oeste pela EN 109-9 na direcção de Pedrógão; ao passar por Coimbrão, uma pequena estrada municipal à direita conduz à aldeia de Ervedeira, situando-se a lagoa imediatamente a oeste da mesma. Existem parques de estacionamento a norte e a oeste da lagoa.