O porto de abrigo de Sesimbra é um local de grande concentração de gaivotas, muitas das quais se deixam observar a muito pequena distância. As falésias por cima da praia e o castelo também oferecem algumas oportunidades ornitológicas.
Aves aquáticas:
corvo-marinho-de-faces-brancas, gaivota-de-cabeça-preta, guincho-comum, gaivota-d’asa-escura, gaivota-argêntea, garajau-comum
Grandes aves terrestres:
peneireiro-vulgar, andorinhão-real
Passeriformes:
andorinha-das-rochas, rabirruivo-preto, estrelinha-de-cabeça-listada, chapim-de-poupa, bico-grossudo
Visita:
Os principais pontos de interesse em Sesimbra são: o porto de abrigo e o castelo.
O porto de abrigo é frequentado por um grande número de gaivotas,
especialmente no Outono e no Inverno. A quase totalidade da população de gaivotas é dominada pela gaivota-d’asa-escura e pela gaivota-argêntea, que pousam nos edifícios do porto ou voam freneticamente em torno dos barcos de pesca. Também o garajau-comum e o guincho-comum, embora menos abundantes, podem ser facilmente observados e fotografados, por vezes a muito pequena distância. Perscrutando atentamente os bandos de gaivotas, é geralmente possível encontrar outras espécies, como a gaivota-de-cabeça-preta. Ocasionalmente um corvo-marinho-de-faces-brancas penetra no porto e, por vezes, são aqui observadas espécies mais raras, como a mobelha-grande.
Vale a pena visitar o castelo de Sesimbra, a partir de onde se obtém uma ampla vista para norte e para a Serra da Arrábida. Um passeio pelos jardins no interior do castelo permite geralmente encontrar várias espécies de passeriformes, como o pintassilgo, o chamariz, o melro-preto, o rabirruivo-preto e a estrelinha-de-cabeça-listada. Com sorte, poderá ver o chapim-de-poupa ou algum bico-grossudo. No Inverno, o castelo é regularmente frequentado pela andorinha-das-rochas.
Pode também percorrer-se, de automóvel, o circuito pelos montes por trás da falésia (para nascente). Aqui há oportunidade de observar andorinhão-real.
Junto à rotunda de Santana, situada cerca de 2 km a norte de Sesimbra, ocorrem frequentemente o peneireiro-vulgar e a rola-turca.
Melhor época: Setembro a Maio
Distrito: Setúbal
Concelho: Sesimbra
Onde fica: na Península de Setúbal, 30 km a sul de Lisboa e 25 km a oeste de Setúbal. O acesso a Sesimbra é feito pela N378 (para quem vem de Lisboa) ou pela N10 e depois pela N379 (para quem vem de Setúbal). Ao chegar à rotunda de Santana, segue-se as indicações para Sesimbra, que fica a apenas 2 km, junto ao mar.