Trata-se de uma vasta área serrana, coberta sobretudo por zonas de matos de esteva, urze e medronheiro, e montados de sobro, manchas de pinheiro e vales encaixados com galerias rípicolas ainda bem conservadas. O relevo é bastante ondulado, atingindo uma altitude máxima de 575m.
Grandes aves terrestres:
águia-cobreira, açor, gavião, águia-de-bonelli, pombo-torcaz, cuco-canoro, abelharuco, torcicolo, pica-pau-verde, pica-pau-malhado, pica-pau-galego
Passeriformes:
cotovia-arbórea, andorinha-dáurica, alvéola-cinzenta, rabirruivo-de-testa-branca, melro-azul, toutinegra-de-bigodes, toutinegra-real, chapim-de-poupa, trepadeira-azul, papa-figos, picanço-barreteiro, corvo
Visita:
A área a explorar é bastante grande, podendo ser feita por automóvel, e partindo dos muitos percursos assinalados ao longo da serra. Como base para explorar, aconselha-se a aldeia do Barranco do Velho, situada junto à N2, entre São Brás de Alportel e Almodôvar. Nesta localidade, é possível observar a andorinha-dáurica, a alvéola-cinzenta, o melro-azul, e o corvo. Note-se que este é um dos dois únicos locais do país onde foi observada a felosa-de-cabeça-listada. A partir daqui, podem-se explorar os vales da Ribeira de Odeleite, a este, em direcção a Feiteira, e os vales em direcção a Salir, a oeste. Efectuar paragens ao longo do percurso pode proporcionar a observação da águia-de-bonelli, do gavião e do pica-pau-galego, e nos vales, da toutinegra-real, da toutinegra-de-bigodes e do papa-figos. A paisagem em ambos os casos é deslumbrante.
A partir desta localidade, existe uma pequena estrada que a liga a Parises, a sul da Ribeira de Odeleite, e que vale sempre a pena pelo deslumbramento que o vale desta ribeira proporciona. Aqui, podemos encontrar o açor, a águia-de-bonelli e a águia-cobreira. Esta última espécie é particularmente comum nesta serra. As zonas florestais envolventes são um bom local para ver a cotovia-arbórea, o rabirruivo-de-testa-branca, o chapim-de-poupa e a trepadeira-azul. Efectuando o percurso entre Parises e Alportel, passa-se por zonas de montados onde ocorrem aves florestais como o pica-pau-verde e o picanço-barreteiro.
Melhor época: Primavera
Distrito: Faro
Concelho: Loulé e São Brás de Alportel
Onde fica: A Serra do Caldeirão pode ser acedida a partir de Loulé, São Brás de Alportel ou Almodôvar. Percorrer a N2 no seu troço entre Faro e Almodôvar é passar no coração da zona descrita. A partir de São Brás de Alportel ou Loulé, basta seguir as indicações para Barranco do Velho, assim como a partir de Almodôvar, bastando para tal continuar pela N2.