A meio caminho entre Vila Pouca de Aguiar e Chaves encontra-se a vila termal de Pedras Salgadas, de onde é originária a famosa “água das pedras”. Esta localidade constitui um agradável ponto de paragem e oferece a possibilidade de efectuar observações interessantes.
Grandes aves terrestres:
cegonha-branca, andorinhão-preto, andorinhão-pálido
Passeriformes:
alvéola-cinzenta, alvéola-branca, pisco-de-peito-ruivo, rabirruivo-preto, tordo-músico, estrelinha-real
Visita:
O parque termal de Pedras Salgadas é o local de maior interesse ornitológico.
Neste parque há um vasto conjunto de árvores frondosas, que suportam diversas espécies de aves. Devido à inexistência de tráfego automóvel, é possível observar aves com tranquilidade. O principal destaque vai para o tordo-comum, espécie pouco frequente em Portugal como nidificante e que aqui pode ser ouvido a cantar durante a Primavera. Com um pouco de paciência é possível observar as aves pousadas nos caminhos. Entre as outras espécies que nidificam no parque, destaca-se a estrelinha-de-cabeça-listada.
À saída do parque termal, vale a pena prospectar a estação dos correios de Pedras Salgadas, que é usada como local de nidificação por alguns casais de andorinhões-pálidos. Nos terrenos defronte, sobre uma velha chaminé, existe um ninho de cegonha-branca, espécie pouco frequente nesta região.
Melhor época: Primavera
Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Pouca de Aguiar
Onde fica: em Trás-os-Montes, a meio caminho entre Vila Real e Chaves, cerca de 5 km a norte de Vila Pouca de Aguiar. O acesso a partir de qualquer uma destas localidades é feito pela estrada nacional 2. Chegando a Pedras Salgadas devem seguir-se as indicações para o Parque Termal.