Situada perto das antigas minas da Urgeiriça, esta pequena lagoa situa-se num local que foi alvo de recuperação ambiental e transformada numa área de lazer. Em redor da lagoa começou a desenvolver-se vegetação emergente, principalmente tabua. Este local, bastante acessível, permite observar facilmente diversas espécies que são pouco frequentes no distrito de Viseu.

Na lagoa da Urgeiriça é possível observar várias espécies de aves aquáticas que são pouco frequentes no distrito de Viseu

Visita:

Pode ser feita sem qualquer dificuldade. Existe um passadiço que atravessa a parte central da lagoa, mas actualmente o acesso encontra-se encerrado. No entanto, um estradão de terra contorna a área pelo seu lado ocidental e a partir daqui é possível ver a maior parte da lagoa. Dada a pequena dimensão do local, recomenda-se que a visita seja feita a pé.

No plano de água é geralmente fácil encontrar diversas aves aquáticas, nomeadamente o mergulhão-pequeno, a galinha-d’água e o pato-real. Durante os meses de Verão, é frequente observar bandos de andorinhas que aqui vêm alimentar-se. A vegetação emergente serve de abrigo ao rouxinol-bravo.

As zonas envolventes são compostas por pequenos bosquetes de pinheiro-bravo, com alguns carvalhos e acácias, havendo também pequenos terrenos de cultivo. Vale a pena prospectar estas zonas, pois ocorrem aqui diversas aves interessantes, com destaque para as três espécies de pica-paus, várias espécies de chapins e ainda a trepadeira-azul, a estrelinha-real e a escrevedeira-de-garganta-preta.

Melhor época: todo o ano

Distrito: Viseu
Concelho: Nelas
Onde fica: cerca de 5 km a sudoeste de Nelas e 25 km a sul de Viseu, junto à Estrada Nacional 234, que liga Santa Comba Dão a Mangualde. Para quem venha do litoral (Coimbra), basta seguir pelo IP3 até Santa Comba Dão, tomando depois o IC12 e finalmente a N234. Logo após passar o cruzamento para Urgeiriça, deve virar-se à esquerda junto ao km …. junto à indicação Valinhos. A lagoa fica mesmo junto à estrada e é possível estacionar.