Uma pequena lagoa com boas manchas de tabua, que atrai uma série de aves aquáticas. O sítio fica no meio  de um pinhal, onde também ocorrem diversas espécies de aves florestais.

Na lagoa de Aldeia Nova é habitual observar várias espécies de patos, assim como galeirões e mergulhões-pequenos

Visita:

A maneira mais fácil de chegar ao lago é pelo lado ocidental. Saia da N125 onde as placas lêem ‘Casas da Audiência’ (perto de uma estação de gasolina BP) e prossiga por cerca de 700m, até chegar a um parque de estacionamento perto da praia. Estacione exactamente onde o parque de estacionamento começa e procure um pequeno trilho à esquerda, que entra no pinhal mesmo ao lado de alguns painéis de informação. Percorra este trilho cerca de 100 m, até ver a lagoa.

O caminho principal contorna a lagoa pelo lado sul. A área é cercada, mas grande parte da lagoa pode ser vista do caminho. Anteriormente havia um observatório de madeira, mas tal já não é o caso. Também é possível contornar pelo lado norte e esta é provavelmente a melhor opção, já que este lado é menos perturbado e oferece uma melhor vista sobre o plano de água.

Normalmente, existem alguns patos, bem como mergulhão-pequeno, galeirão, galinha-d’água e caimão. As manchas de tabua não devem ser negligenciadas – o chapim-de-faces-pretas já aqui foi observado no Inverno. Os pinhais envolventes ao lago e ao longo da estrada que conduz ao local albergam várias espécies florestais, incluindo coruja-do-mato, chapim-de-poupa e trepadeira-comum.

Melhor época: todo o ano

Distrito: Faro
Concelho: Vila Real de Santo António
Onde fica: alguns quilómetros a oeste da cidade de Vila Real de Santo António; chega-se aqui pela N125, passando as localidades de Hortas e Aldeia Nova. Ao chegar à rotunda junto à bomba de gasolina da BP, segue-se a estrada com a indicação ‘Casas da Audiência’ até chegar à praia.